Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
... E nasce uma nova Amigab
Corpo
Seja voluntario

Pense rápido... Você se sente preparado para fazer a diferença na vida das pessoas? Se a sua resposta é sim, então sinta-se muito à vontade para fazer parte da “nova Amigab”, que após uma reformulação ganha status programa de engajamento social e surge mais flexível, com um modelo inovadora e ainda mais abrangente do ponto de vista geográfico.

Considerado um dos mais importantes programas criados nestes 75 anos de Grupo Águia Branca, a Amigab foi lançada em 1998 como gincana, pelos colaboradores da Divisão Passageiros, e se consolidou como programa de voluntariado. No entanto, como destaca o vice-presidente de Inovação e Finanças, Decio Chieppe, era preciso dar um novo ressignificado para ele. 

“Em 2004, a Amigab se tornou um programa corporativo e com o passar do tempo sentimos a necessidade de fazer ajustes. Estávamos pensando em sua renovação, quando a pandemia mudou nossos planos. Ao invés de relançar, focamos na doação de cestas básicas para as mais de 700 famílias assistidas pelas instituições parceiras. Mas chegou o momento de sermos efetivos no apoio às pessoas. Queremos impactar de forma positiva a comunidade, e fazer isso de forma mais leve, com as pessoas conscientes de seu papel neste processo”, argumentou o executivo.

Para fazer nascer essa Amigab inovadora, o Grupo está contando com a parceria da Rede Pocante, especializada no desenvolvimento do Terceiro Setor. A professora Doutora e gestora da Rede, Juliana Campos, tem acompanhado tudo de perto e trabalhado o papel estratégico do programa.

“Tudo o que já foi feito é essencial, mas precisamos olhar para a inovação da gestão social. O trabalho voluntariado precisa ser incorporado na rotina, deve ser uma escolha consciente, daí estarmos chamando a nova Amigab de programa de engajamento social. Ela deve ter uma abordagem mais humana, empática e respeitosa. Queremos despertar a esperança dentro de cada voluntariado para gerar transformação. Vamos sair de um modelo de responsabilidade empresarial para um modelo de responsabilidade humana, e essa é uma mudança estratégica”.

Nesta reformulação, o programa está se propondo a ser mais sinérgico e oferecer mais possibilidades. E para facilitar a imersão e entendimento dos voluntários, foi planejada uma trilha focada em capacitação, sensibilidade e engajamento. Dentro da programação, estão confirmados alguns workshops que vão apresentar o novo modelo, sua proposta, conceitos do voluntariado e dar dicas de como estruturar uma ação. Além disso, a Amigab ganhou perfil no Instagram e terá um site e uma plataforma que reunirá ideias de ações dos voluntários.

Presidente do Grupo Águia Branca, Renan Chieppe garante que a diretoria está empenhada em  fazer o programa acontecer, mas alerta que para isso acontecer a nova Amigab precisa ser abraçada pelos líderes. “O nível de envolvimento da equipe com o programa sempre foi grande, sempre houve muita paixão envolvida, mas havia o desafio de juntar boas ideias. E aí entrava o engajamento dos líderes. Estamos diante de uma excelente proposta de renovação, porém não faremos isso sem o time. Precisamos despertar em nossa equipe o sentimento de pertencimento e envolvimento, é desta forma que nossa nova Amigab será um sucesso!” 

Ei, você, colaborador do Grupo Águia Branca! Que tal fazer parte deste grande time? Inscreva-se em www.amigab.com.br.